Museu Hercílio Luz desenvolve projeto de Coral Infantil

O Museu Casa de Campo do Ex-governador Hercílio Pedro da Luz, no ano do seu centenário, desenvolve projetos e eventos ao longo de todo o ano. As comemorações se iniciaram em abril, num belíssimo cerimonial com presença de autoridades, comunidade e Associação Coral de Florianópolis. Nesse dia deu-se a abertura da exposição fotográfica “100 anos da Casa” e exposição de uma obra de arte,  a joiaréplica da Ponte Hercílio Luz feita em ouro, pedras preciosas e madeira nobre. A exposição “100 anos da Casa” esteve aberta à visitação até meados do mês passado. Na ocasião, cedeu o espaço à exposição do cineasta Zeca Pires, sobre a trajetória do artista e de seus filmes A Antropóloga e o curta Manhã, uma adaptação de um poema de Drummond.
Paralelo às exposições, o Museu desenvolve o projeto de aulas de inicialização musical de piano, sob coordenação da maestrina Denise Bezerra. As crianças semanalmente têm suas lições ao piano e os visitantes podem visitar o museu e serem contemplados por belíssimas canções interpretadas pelas crianças da comunidade. Recentemente o Portal do Rancho noticiou sobre esse projeto. Quanto a isso, ler a matéria ‘O Museu, um piano e as crianças: 2011, Ano Liszt‘.
Também a Casa de Campo começou a desenvolver um projeto de formação de um grupo de crianças para aulas de inicialização musical. A ideia é a criação de um coral infantil, também sob regência da maestrina Denise Bezerra. As crianças terão noções de vocalização, postura da voz, de notas musicais, entre outras. O projeto é gratuito.

A maestrina Denise Bezerra dá os primeiros passos na inicialização musical com as crianças
A ideia é fazer uma junção desse potencial artístico e cultural que as crianças têm. Há muitos talentos. Crianças que dançam nos grupos folclóricos, crianças que tocam na Banda Municipal, os que estão nas aulas de piano, etc. O museu pretende realizar eventos, divulgar e consolidar os projetos hoje desenvolvidos.
A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Grandes nomes considerados gênios da música iniciaram seus estudos na infância, Mozart, Beethoven, Bach, Carlos Gomes e Villa Lobos. A criança precisa ser sensibilizada para o mundo dos sons, pois, é pelo órgão da audição que ela possui o contato com os fenômenos sonoros e com o som. Quanto maior for a sensibilidade da criança para o som, mais ela descobrirá as suas qualidades. A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões, por isso, deve-se aproveitar esta tão rica atividade educacional desde a infância.
A expressão musical desempenha importante papel na vida recreativa de toda criança, ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, promove a autodisciplina e desperta à consciência rítmica e estética. A música também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um. A educação pela música proporciona uma educação profunda e total. FARIA (2001, p. 24), “A música como sempre esteve presente na vida dos seres humanos, ela também sempre está presente na escola para dar vida ao ambiente escolar e favorecer a socialização dos alunos, além de despertar neles o senso de criação e recreação”.
Orientados pela maestrina, as crianças fazem exercícios de postura e de vocalização. Música exige aptidão e disciplina.
Maiores informações dos projetos e atividades desenvolvidas pelo museu, entre em contato
MUSEU CASA DE CAMPO HERCÍLIO LUZ
Rua Paulo Sell nº 428
Taquaras-Rancho Queimado-SC
CEP: 88470.000
horário de visitação:
terça – feira  à  sexta – feira das 13hs às 19hs
sábados: das 13hs às 17hs
domingos: das 9hs às 12hs e das 13hs às 17hs
E-mail :casadecampo@fcc.sc.gov.br
___________________________________________________________
Bibliografia:
FARIA, Márcia Nunes. A música, fator importante na aprendizagem. Assis chateaubriand – Pr, 2001. 40f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia) – Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense – CTESOP/CAEDRHS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário