Memorial


Descrição do Espaço Físico do Museu Hercílio Luz

Sala de recepção

Ao entrar no museu, a sala de recepção apresenta informações sobre o patrono, com fotos do eminente governador, objetos de uso particular – destaque para a bengala em prata – documentos originais à época – leis e sanções outorgadas por Hercílio Luz, além de um completo histórico sobre a casa, fotos com detalhes da reconstrução e da reforma ocorridas em 1985, ano do tombamento do prédio.  Também na sala de recepção há uma réplica da Ponte Hercílio Luz e fotos históricas da época de sua construção e um espaço com informações turísticas sobre o município – livro para assinatura de presenças e distribuição de folders.

Sala de exposições temporárias l
Na sala de exposições temporárias, há a itinerância de exposições que fazem parte do circuito cultural da Fundação Catarinense de Cultura, sob a curadoria do órgão responsável. Já expuseram nesse espaço grandes nomes das artes catarinense.
Outras exposições de destaque nos últimos anos foram a de “180 anos de imigração alemã” e a “100 anos da Casa de Campo”.
Na sala de exposições temporárias realizam-se outras atividades como maratona de cinema, palestras e oficinas. Improvisado nesse ambiente, o museu possui um míni-auditório com capacidade para 30 lugares, cujas cadeiras eram do antigo Teatro Ademir Rosa (CIC), gentilmente cedidas e reformadas.
Nesse míni-auditório são realizadas as aulas do Coral da Casa de Campo, que atualmente é formado por 37 crianças, de 07 a 12 anos, do município de Rancho Queimado.
O espaço também é utilizado para a realização das aulas de Iniciação Musical – piano – para crianças que queiram ter contato com esse universo. Atualmente, participam desse projeto 12 alunos e há uma fila de espera.

Sala da administração
Numa pequena sala, está organizada a administração do museu, onde trabalham os funcionários administrativos. A sala também serve para biblioteca, arquivo, depósito de materiais e reserva-técnica, pois o espaço físico do museu não permite a alocação de mais ambientes.

Memorial Hercílio Luz
Espaço constituído por quatro ambientes, onde o visitante contempla objetos que pertenceram à casa e ao governador Hercílio Pedro da Luz.
O primeiro ambiente recria uma sala de jantar, composta por mesa com oito cadeiras, cristaleira, cabideiro e louças que pertenceram a Hercílio Luz; no segundo ambiente recria uma saleta de reuniões utilizada pelo governador e pelos seus assessores, com mesa de centro, cadeiras e relógio de parede. Outro ambiente recria uma copa e sala de estudos, com cadeiras-de-balanço, armários, mesas e diversos objetos como livros, lampiões e documentos. Finalizando os ambientes do Memorial Hercílio Luz há o quarto com mobília completa – cama, cômoda, criado-mudo, guarda-roupa e roupeiro. Todos os móveis e objetos que se encontram no acervo do Memorial Hercílio Luz são autênticos à época do governador e passaram por criteriosa curadoria pelos profissionais da Fundação Catarinense de Cultura.
Sala de exposições temporárias II
No sótão do museu, encontra-se a sala de exposição temporária II, com um acervo constituído por doações da comunidade. Ali o visitante poderá fazer uma viagem ao tempo dos antigos colonizadores alemães e observar vários objetos de seus usos e seus costumes.
Há objetos como ferros à brasa, ferramentas, panelas, fotografias, roupas, adornos e enfeites, entre outros. Muitos objetos pertenceram à família de Roberto Schütz, que comprou a propriedade dos herdeiros do governador, após a sua morte.

Outros cômodos
O museu também apresenta uma cozinha, de uso dos funcionários, porões - onde são guardados os materiais e as ferramentas de jardinagem e limpeza. O museu apresenta um banheiro apenas.

O Jardim
A localidade de Taquaras é conhecida pelo título de “Vale das Flores”. Os jardins das casas, bem-cuidados, são uma das características dessa localidade, assim como de todo o município de Rancho Queimado.
O Museu Hercílio Luz também possui um belíssimo jardim, muito apreciado pelos visitantes. Ali podemos contemplar árvores centenárias: araucárias, laranjeiras, limoeiros e pereiras, além de muitas flores que dão um colorido especial e atraem inúmeras borboletas, passarinhos e animais silvestres.
Nos jardins do museu também há um pomar com espécies como laranjeiras, caquizeiros, macieiras, pereiras, pessegueiros, entre outros. Todas as frutas podem ser consumidas pelos visitantes.
Por todos esses jardins há passeios para a circulação dos visitantes. Outro atrativo do jardim é um laguinho que contém peixes. Como a propriedade é grande, há uma imensa área verde para pastagens de gado e uma outra área encontra-se coberta por mata nativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário