O Museu, um piano e as crianças: 2011, Ano Liszt

Museu Casa de Campo Hercílio Luz oportuniza contato entre as crianças e o universo da música clássica, com aulas de piano.

Desde a Antiguidade, a música é utilizada para o bem-estar, elevação espiritual, fins nobres ou terapêuticos. Escritos de mais de 4000 anos na China, Índia, Egito e outros povos relatam isso. Platão (427 a.C.) já afirmava que “A música é o remédio da alma” e que podia transformar o homem e toda a sociedade.
Nos dias atuais comprovam-se, pelas pesquisas científicas, os benefícios que a música clássica, e também músicas instrumentais suaves proporcionam. Elas podem atuar no corpo e mente, como auxiliares no tratamento de várias doenças e também ajudam a melhoram nosso QI .


No Japão, o cientista Dr. Masaru Emoto, realizou uma experiência tocando músicas clássicas próximas à moléculas de água. Em análise microscópica, provou que as moléculas da água se agruparam em forma de belas mandalas. Outra parcela da água, colocada próxima ao som de ritmos de baixa vibração, como o rock, apresentaram formas distorcidas ao serem analisadas no microscópio.


A música clássica pode também favorecer a um estado de paz, bem-estar e harmonia durante nossas atividades diárias, eliminando padrões negativos de pensamento quando escutadas com frequência. A música pode fazer pela alma o que nenhuma atividade perceptível aos sentidos pode realizar.
Segundo alguns autores, os grandes compositores teriam sido inspirados a trazer estas melodias que revolucionaram, desde a sua criação, e produziram uma mudança positiva nos padrões desarmônicos vigentes da época.
Se a música clássica traz tantos benefícios, concluímos que a inclusão de sua escuta, no dia a dia, é algo valioso e imprescindível. Devemos, portanto, adquirir este hábito a fim de obter uma vida melhor e mais saudável.
Essa vivência, da experiência e contato com a música clássica, o Museu Hercílio Luz proporciona às crianças da cidade, com aulas de piano. A maestrina Denise Bezerra, semanalmente ministra aulas numa sala que serve de mini-auditório.
“-É mais uma maneira de dinamizarmos o espaço do museu”, comenta a administradora Marilóide da Silva. Fui agraciado hoje, ao fazer minha visita rotineira à Casa, de poder contemplar as exposições ao som de grandes nomes da música clássica: Mozart, Bethoven, Bach, Liszt… É um universo que encanta! Aqui em Taquaras esse universo está presente no dia-a-dia das crianças graças ao empenho do Museu Hercílio Luz.
E por falar em grandes nomes da música clássica, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, lançou o Ano Liszt em 2011.

Franz Liszt é considerado como uma das personalidades mais estridentes entre os compositores clássicos. Era um excêntrico e um “D. Juan”, um pianista virtuoso que enchia as salas de concertos, um intelectual, cosmopolita e muito viajado e, sobretudo, uma pessoa que compunha sem cessar. A sua criação musical abrange 123 obras para piano, 77 canções, 25 obras para orquestra, 65 obras religiosas e 28 obras profanas para coro, assim como inúmeros arranjos, obras para órgão e ainda outras obras. Liszt é percursor da “composição sinfónica”, na qual a música descreve momentos cénicos e se torna um meio para se contar uma história.
A maestrina Denise Bezerra e seus alunos de piano estudam as obras desse compositor e pretendem em outubro, na semana do Dia das Crianças, organizar um concerto e oficinas sobre o compositor.
“-O mais engraçado é que as crianças já curtem as músicas do compositor, que tem suas melodias utilizadas em desenhos animados, tão comuns no dia-a-dia delas.” Comenta Denise, entusiasmada com as aulas e as ideias para o evento.
O ano do Centenário de aquisição da Casa de Campo Hercílio Luz está repleto de atrativos:  Belíssima exposição fotográfica “Cem anos da Casa”, Maratona de cinema com o cineasta Zeca Pires em breve, aulas de piano para as crianças… O museu tem uma relação muito próxima com a comunidade. É o que chamamos de pertencimento!
Aguardem que  maiores detalhes desse concerto em comemoração ao Ano Liszt serão publicadas. Por enquanto, fica a dica de uma visita ao museu. Desfrute dos jardins do ex-governador, ouça uma boa música, tenha uma boa aula de história, cultura e cidadania. 
____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário