Museu Casa de Campo Hercílio Luz oportuniza contato entre as crianças e o universo da música clássica, com aulas de piano.
Desde a Antiguidade, a música é utilizada para o bem-estar, elevação espiritual, fins nobres ou terapêuticos. Escritos de mais de 4000 anos na China, Índia, Egito e outros povos relatam isso. Platão (427 a.C.) já afirmava que “A música é o remédio da alma” e que podia transformar o homem e toda a sociedade.
Nos dias atuais comprovam-se, pelas pesquisas científicas, os benefícios que a música clássica, e também músicas instrumentais suaves proporcionam. Elas podem atuar no corpo e mente, como auxiliares no tratamento de várias doenças e também ajudam a melhoram nosso QI .
A música clássica pode também favorecer a um estado de paz, bem-estar e harmonia durante nossas atividades diárias, eliminando padrões negativos de pensamento quando escutadas com frequência. A música pode fazer pela alma o que nenhuma atividade perceptível aos sentidos pode realizar.
Segundo alguns autores, os grandes compositores teriam sido inspirados a trazer estas melodias que revolucionaram, desde a sua criação, e produziram uma mudança positiva nos padrões desarmônicos vigentes da época.
Se a música clássica traz tantos benefícios, concluímos que a inclusão de sua escuta, no dia a dia, é algo valioso e imprescindível. Devemos, portanto, adquirir este hábito a fim de obter uma vida melhor e mais saudável.
Essa vivência, da experiência e contato com a música clássica, o Museu Hercílio Luz proporciona às crianças da cidade, com aulas de piano. A maestrina Denise Bezerra, semanalmente ministra aulas numa sala que serve de mini-auditório.
“-É mais uma maneira de dinamizarmos o espaço do museu”, comenta a administradora Marilóide da Silva. Fui agraciado hoje, ao fazer minha visita rotineira à Casa, de poder contemplar as exposições ao som de grandes nomes da música clássica: Mozart, Bethoven, Bach, Liszt… É um universo que encanta! Aqui em Taquaras esse universo está presente no dia-a-dia das crianças graças ao empenho do Museu Hercílio Luz.
E por falar em grandes nomes da música clássica, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, lançou o Ano Liszt em 2011.
Franz Liszt é considerado como uma das personalidades mais estridentes entre os compositores clássicos. Era um excêntrico e um “D. Juan”, um pianista virtuoso que enchia as salas de concertos, um intelectual, cosmopolita e muito viajado e, sobretudo, uma pessoa que compunha sem cessar. A sua criação musical abrange 123 obras para piano, 77 canções, 25 obras para orquestra, 65 obras religiosas e 28 obras profanas para coro, assim como inúmeros arranjos, obras para órgão e ainda outras obras. Liszt é percursor da “composição sinfónica”, na qual a música descreve momentos cénicos e se torna um meio para se contar uma história.
A maestrina Denise Bezerra e seus alunos de piano estudam as obras desse compositor e pretendem em outubro, na semana do Dia das Crianças, organizar um concerto e oficinas sobre o compositor.
“-O mais engraçado é que as crianças já curtem as músicas do compositor, que tem suas melodias utilizadas em desenhos animados, tão comuns no dia-a-dia delas.” Comenta Denise, entusiasmada com as aulas e as ideias para o evento.
O ano do Centenário de aquisição da Casa de Campo Hercílio Luz está repleto de atrativos: Belíssima exposição fotográfica “Cem anos da Casa”, Maratona de cinema com o cineasta Zeca Pires em breve, aulas de piano para as crianças… O museu tem uma relação muito próxima com a comunidade. É o que chamamos de pertencimento!
Aguardem que maiores detalhes desse concerto em comemoração ao Ano Liszt serão publicadas. Por enquanto, fica a dica de uma visita ao museu. Desfrute dos jardins do ex-governador, ouça uma boa música, tenha uma boa aula de história, cultura e cidadania.
____________________________________
fonte: www.portaldorancho.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário