Hercílio Luz

O Patrono

Hercílio Pedro da Luz foi vereador, governador de Santa Catarina e senador da república por três vezes. Como governador realizou inúmeras obras de saneamento da capital catarinense, e construiu a primeira ponte que ligou a Ilha de Santa Catarina ao continente. Relato, brevemente os seus três fecundos períodos governamentais, que foram marcados por fatos que são importantes até o momento.

O Brasil em 1889 acompanhou uma nova dimensão política: a Monarquia estava destituída e se formava a República. Nesse fervor, Hercílio Pedro da Luz passou a ser o primeiro governador republicano eleito pelo povo de Santa Catarina, assumindo em 28 de setembro de 1894.

Três dias depois de sua posse, sancionou o projeto de lei do legislativo que propôs a alteração do nome de Desterro para Florianópolis.

Criou o primeiro sistema de iluminação pública de Florianópolis, Blumenau e Joinville, inauguradas ambas em 25 de setembro de 1910.

Em 1986, instalou e inaugurou, na região do Contestado, a linha telegráfica entre Joinville e São Bento, além de fazer várias intervenções no sistema viário estadual e adotar medidas para melhorar o transporte marítimo e fluvial.

Em seu segundo governo, deu continuidade às questões ligadas ao saneamento básico, preocupação em todas as grandes cidades da Velha República. Imprimiu uma nova conceituação ao tratamento de esgotos no arroio Bulha e com essa obra criou uma imensa avenida na capital, que mais tarde se chamaria Avenida Hercílio Luz.

No ano de 1922 assume o governo pela terceira vez, já adoentado e substituído durante longos meses pelo vice Antônio Pereira Oliveira. Foi durante esse período que o Governador Hercílio Pedro da luz iniciou a obra que o perpetuaria como uma das figuras mais representativas do cenário político catarinense: a ligação da ilha de Florianópolis ao continente constitui-se hoje no maior símbolo e é o cartão postal mais representativo do Estado de Santa Catarina. O governador não viu o projeto da ponte concluído, falecendo após dois anos da administração. Inaugurada em 13 de maio de 1926, a Ponte da Independência, como seria conhecida recebe homenagem póstuma e passa a denominar-se Ponte Hercílio Luz.

Hercílio Pedro da Luz foi um governante atemporal: esteve sempre a frente de época. Suas ideias revolucionaram e mudaram significativamente o cotidiano do povo, por meio da implantação da energia elétrica; pelas preocupações ligadas ao saneamento básico e o pelo interesse de construção de rodovias e da famosa ponte.
_______________________________________________

Hercílio Luz e a Casa
 
Devido à saúde, Hercílio Luz procura descanso em terras mais altas, com clima ameno e ar puro a exemplo dos intelectuais da elite paulistana e carioca da época que subiam até Campos do Jordão e Petrópolis. Assim, governador busca repouso e descobre Taquaras. Adquiriu esta propriedade da família Schwinden, composto de chácara e uma casa – uma edificação do início do século XX, apresenta arquitetura em tijolo aparente, telha plana e cobertura em duas águas, característica cultural do imigrante alemão, predominante na região.

                             
A edificação, que inicialmente apresentava apenas pavimento térreo, sofreu reformas com a instalação de um anexo em dois pavimentos com sótão. Mantiveram-se as características originais, com destaque para o balcão com guarda-corpo em tijolo aparente, lambrequins no acabamento do beiral e a cobertura com telha francesa em cimento.



_____________________________________________________________
Fonte:
BAUER, Jonei. Museu Casa de Campo Governador Hercílio Pedro da Luz - Uma abordagem sobre o uso dos espaços em museus contemporâneos. Trabalho do curso de Graduação em Museologia, UFSC, 2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário